quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Resenha - Chapeuzinho Vermelho

Caracterização da Chapeuzinho Vermelho.
Esta é a primeira resenha do blog e para tão especial ocasião, tratarei de uma obra clássica, mas que não perde o brilho: Chapeuzinho Vermelho.

O texto possui várias versões, com adaptações ao enredo. Vou basear a resenha no seguinte texto (ainda possui gifs!): Clique aqui!





Resenha

A protagonista da história, de nome desconhecido, é chamada Chapeuzinho Vermelho, já que a mesma gosta de usar chapéus da cor escarlate. A mãe, também de nome desconhecido, pede para que a garota leve uma cesta com doces, biscoitos e frutas para a avó, que está doente. Para isso, a garota deve percorrer uma estrada pela floresta. A mãe avisa sobre um lobo na floresta, aconselhando-a  a não conversar com estranhos, não dizer para onde vai e não parar para nada.

A partir dos acontecimentos acima, o leitor percebe alguns fatos:
  • Chapeuzinho Vermelho é uma menina.
  • Percebe-se facilmente que a história se passa durante a II guerra mundial e que a garota e sua mãe são judias que fugiram da Alemanha. O pai de Chapeuzinho Vermelho, porém, foi levado a um campo de concentração. A garota adota a capa vermelha como símbolo da vingança que terá contra os nazistas.
  • O lobo mau é pura e simplesmente uma metáfora aos espiões nazistas que se infiltram na floresta.
Chapeuzinho percorre a floresta colhendo flores para a avó: distrai-se e toma um caminho diferente. O lobo a encontra e conversa com ela, que diz que vai para a casa de sua avó (a garota não sabe o que é um lobo).
  • Percebe-se que o espião nazista está disfarçado, assim a garotinha não o reconhece como vilão.
  • Descartando-se a hipótese anterior, pode-se pensar que , pelo fato dela não perceber que o lobo parecia estranho, as tais flores eram de alguma espécie alucinógena (papoula, por exemplo), ou a tal menina tinha problemas oculares.
O lobo convence a garota que é um anjo da floresta e que vai ajudá-la. Enquanto Chapeuzinho vai andando tranquilamente, o lobo corre até a casa da vovozinha. Chegando ao local o lobo engole a vovó e veste suas roupas, esperando por uma chance de comer Chapeuzinho. Chegando a casa da vovozinha, Chapeuzinho bate à porta, e uma voz estranha pede que ela entre. Chapeuzinho acha que sua vovó está doente, pois esta não se levantou para abrir a porta, e sua voz estava mais grossa do que o normal e sua aparência era estranha, principalmente a imensa quantidade de pelos. 
  • Chapeuzinho é logo aliciada pelo lobo, indicando que a menina era muito jovem e estava dopada demais, ou que o lobo possuía uma tremenda quantidade de dinheiro lábia. 
  • O lobo é velocista.
  • O lobo tem sérios problemas alimentares e pode estar acima do peso, pois para um lobo de tamanho normal, a quantidade de massa de uma senhora mais a de uma criança em uma só refeição, pode levar à obesidade. Isso pode ser a causa da corrida.
  • O lobo é travesti.
  • Chapeuzinho ainda apresenta sintomas da alucinação. Mas prefere pensar que sua vovó está apenas doente.

"Por que estes olhos tão grandes?", perguntava Chapeuzinho, ao que o lobo respondia: "São para te observar melhor". Chapeuzinho começou a interrogar a "vovozinha" veementemente, até que com uma pausa dramática ela pergunta: "Pra que essa boca tão grande... Vovó?", "é pra te comer melhor!", responde o lobo, assustando a menina, que sai correndo para a floresta.  
  • Depois de perceber que não era parente do Tony Ramos, e que sua vó não era o Darth Vader, Chapeuzinho começou a interrogar a sua avó. Claramente a menina começou a ter fortes alucinações e estava verificando com sua vó se aquilo tudo era real.
  • O lobo, aproveitando-se da inocência e da quase overdose da pobre menina, dá as respostas mais óbvias, enganando mais uma vez a garota.
  • Finalmente Chapeuzinho descobre que ta fudida está em perigo, e decide correr para a floresta.
O lobo persegue a menina, mas, por sorte, havia um grupo de caçadores mais à frente. Ouviu-se um tiro e o lobo cai morto aos pés da menina. Chapeuzinho desespera-se, pois acha que o lobo comeu sua vovozinha. Mas o caçador diz que alguns lobos daquela espécie costumavam engolir suas presas inteiras, sem mastigar. Ao dizer isso, puxou o facão e abriu a barriga do lobo tirando a vovó VIVA de lá de dentro.
  • Os caçadores possivelmente faziam parte do grupo de resistência judeu. Pesquisadores afirmam através de estudos complexos e sérios que está explícito que esses tais caçadores eram Ezekiel, Nissim Ourfali, Seth e Gideon.
  • Claramente a menina ainda estava mais loka que o bátima sobre efeito das drogas, pois achava, eu disse, SOMENTE ACHAVA, que o lobo comeu sua vó. 
  • O caçador, provavelmente um professor de biologia judaica, demonstra todo o seu conhecimento dizendo que aquele tipo de lobo não costumava mastigar suas presas. O fato do lobo não mastigar a comida, reforça a hipótese do seu problema com a balança.
  • O caçador abre a barriga do lobo e a vovó sai viva... Sim, ela está viva. O que demonstra que a vovó é uma super humana, ou que o lobo tinha um respirador na barriga por onde a vovó podia obter oxigênio.

Moral

A moral da história é: "Crianças, não usem drogas, pois se vocês usarem, um lobo com problemas de obesidade vai engolir a sua vó super humana, e se não há nenhum caçador judeu biólogo, você não vai ser perdoada pelo cabo de aço que sua mãe esconde atrás do guarda-roupa junto com o sal e o vinagre."

4 comentários:

  1. Meu deus, tamanha perspicácia com palavras digno de um escritor famoso, meu jovem você ai de ter um futuro brilhantíssimo como escritor você sera o novo machado de assis

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. a vida só essite assacinos no brasil e o que mais tei

      Excluir
  2. sim muita gente nesse mundo a muita gente

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. esse e um problma de verdade cara vamos fzer nosa parte

      Excluir

Visualizações