segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Game Review - Campo Minado (Versão Windows 7)

Antes de começar este review eu gostaria de explicar como funcionará o review de games.
Da mesma forma que as outras categorias, serão apresentados os pontos fortes e fracos do produto, mas com os games esses pontos serão verificados de acordo com um tópico. Serão 5 tópicos no total, são eles: jogabilidade, gráficos, história, trilha sonora e o fator replay. Em cada um dos tópicos serão dadas notas e ao fim do review, nas conclusões finais, será dada a média final. Isso é tudo e boa leitura.





O Campo Minado foi criado em 1989 como um jogo para computadores e se popularizou muito, criando um rico legado e ganhando cada vez mais fãs pelo mundo todo. A franquia mais conhecida pertence a plataforma Microsoft Windows, tendo sua última versão lançada para Windows 8. Neste review falarei da versão que, para mim, é a melhor: a versão Campo Minado Windows 7.



Jogabilidade (nota: 8,0)



Momentos iniciais de um jogo de campo minado
Campo Minado é uma franquia conhecida por manter sempre a mesma jogabilidade com o passar dos anos. As regras também se mantiveram, na maioria, intactas e dão ao jogo um ar de tensão que é único e cativante. Os controles são bastante simples e fáceis de aprender e a lógica dos puzzles que são encontrados a todo instante é simplesmente mágica.

Gráficos (nota: 9,5)


Evolução gráfica do Campo Minado: a esquerda modelo clássico com visual truncado
e a direita a versão Win7 com gráficos e efeitos de primeira qualidade
Sem dúvida alguma, a maior evolução apresentada no Campo Minado estava em seus gráficos, que, embora simples, mantém os jogadores atentos a tela. E o ponto mais significativo dos gráficos são as animações que representam as explosões, que são extremamente realistas e demonstram que você está em um território realmente perigoso.

História (nota: 2,0)

Infelizmente um dos maiores pecados do Campo Minado Windows 7 é a falta de uma boa história, com um enredo realmente significante. Mas alguns boatos sugerem que a versão Windows 8 possui múltiplas campanhas e que a empresa responsável pela fabricação do game (Microsoft) está dando a devida atenção para com isso.

Trilha Sonora (nota: 10,0)

Se a história peca pela falta de enredo a trilha sonora brilha pela criatividade da produtora. As vezes fico pensando em como eles tiveram essa ideia usada no Campo Minado, acho que foi mais ou menos assim: "A trilha sonora desse game não será algo que nós escolheremos, mas algo que os jogadores escolherão. Podendo ser uma trilha calma ou algo extremamente épico", sem dúvidas uma das maiores ideias foi essa, pois nós podemos jogar enquanto ouvimos nossa discografia do Led Zeppelin ou uma Sinfonia de Beethoven. Além disso os efeitos sonoros das bombas, junto com os gráficos, nos dá a impressão de estar em um verdadeiro Campo Minado.

Fator Replay (nota: 8,0)

O fato de não possuir uma história decente acaba contribuindo no fator replay, afinal, você não precisará se preocupar em já saber o que acontece e tudo acaba sendo totalmente diferente em relação a última vez em que você jogou. Graças a essa aleatoriedade, muitos decidem jogar e jogar várias vezes, sem cansar. Mas já está passando da hora de um multiplayer online, afinal tudo hoje pode ser jogado online.

Considerações Finais (Nota Final: 7,5)

Um jogo que sem dúvidas será jogado pelas próximas gerações e que apresentará novas e melhoradas versões no futuro. Agora resta apenas confiar no Campo Minado Windows 8, que possivelmente é um jogo tão bom quanto o da versão Windows 7.

Pontos Positivos


  • Jogabilidade simples
  • Gráficos com efeitos revolucionários
  • Trilha sonora ao gosto do jogador
  • Fator replay
Pontos Negativos

  • História decadente
  • Falta de um multiplayer

ONDE COMPRAR

O jogo vem incluído no Sistema Operacional Windows 7, mas fique atento, pois sistemas operacionais diferentes trazem versões diferentes.

PS.: A versão Windows 8 não vem incluída no sistema operacional, precisando ser baixada através da Windows Store.

3 comentários:

  1. Muito bom o review, mas é importante lembrar que no windows 8, o campo minado não vem incluído, mas pode ser baixado de graça na windows store.

    ResponderExcluir
  2. É verdade, Myron. Mas vou baixar agora mesmo, pois depois deste post fiquei com vontade :D Ótimo Blog!

    ResponderExcluir

Visualizações